Indicado para soldagens mais precisas e em materiais mais finos, funciona da seguinte forma:
Na Máquina de Solda TIG, é liberado o gás ( Argônio, Hélio ou a combinação do dois) que tem a mesma função de proteger o eletrodo do oxigênio e dar continuidade à solda juntamente com a tocha de soldagem que abre o arco de solda ( o “ curto circuito” que faz os materiais se juntarem) e o de eletrodos de tungstênio ( arame que vai sendo “derretido” e adicionado as placas ou material que está sendo soldado ). Sem essa proteção do gás, não ocorre o processo de solda e o eletrodo oxidaria, podendo ocorrer a contaminação do processo trazendo falhas ou deixando a solda porosa se não houver uma boa proteção do arco de solda .
Processo muito usado na indústria aeroespacial e de aviação devido à alta qualidade da solda e em indústrias que utilizam materiais não ferrosos ( ex: alumínio ) e ferrosos ( ex: inox).
O operador necessita muita habilidade para este processo, já que o eletrodo não pode encostar na peça de trabalho nem pode ficar muito longe. A utilização de duas mãos dificulta ainda mais o processo (uma mão segura a tocha de soldagem, outra, o arame do metal de adição).
Um bom operador juntamente com uma máquina de qualidade produzem soldas de qualidade superior, geralmente livres de defeitos, ótimas propriedades mecânicas e acabamento. Em alguns casos a solda fica praticamente imperceptível.
Vantagens:
- Não ocorrem respingos;
- Pode produzir excelentes soldagem a altas velocidades;
- Permite um controle preciso;
- O processo pode ser automatizado
- Solda em todas as posições
- Pouca geração de fumos
Fonte: Tudo sobre Solda