Número de risco: 25
Número da ONU: 1072
Classe ou subclasse de risco: 2.2
Descrição da classe ou subclasse de risco: GASES NÃO-INFLAMÁVEIS, NÃO TÓXICOS.
Grupo de embalagem: NA

 

Aspecto: Gás oxidante (intensifica o fogo), comprimido a alta pressão. O oxigênio gasoso é incolor, inodoro e insípido. Risco subsidiário na classe 5.1 – Oxidante. Incompatibilidade química: Incompatível para produtos da subclasse 2.3 que apresentem toxicidade por inalação LC50 < 1000 ppm. Incompatível com a classe 3 e 8. Incompatível para os produtos da subclasse 4.1 ONU: 3221, 3222, 3231 e 3232 e subclasse 5.2 ONU: 3101, 3102, 3111 e 3112. Incompatível para os produtos da subclasse 6.1 do grupo de embalagem l.

EPI de uso exclusivo da equipe de atendimento a emergência: Óculos de proteção, luvas roupas de puro algodão, avental e botas. Em caso de emergência: Equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas contra incêndio. O EPI do motorista está especificado na ABNT NBR 9735.

 

RISCOS

 

Fogo: O produto não queima, mas mantém a combustão. O Oxigênio acelera a combustão. Alguns materiais que não são combustíveis no ar, queimarão na presença de uma atmosfera rica em oxigênio (maior do que 23%). Vestuário resistente a fogo pode queimar e não oferece nenhuma proteção em atmosferas ricas em oxigênio. O Oxigênio pode formar compostos explosivos quando expostos a materiais combustíveis ou óleo, gordura e outros materiais hidrocarbonetos. Pode haver aumento de pressão no cilindro devido ao aquecimento e pode ocorrer ruptura se o equipamento de alívio de pressão falhar. Sob exposição a aquecimento intenso ou chama, o cilindro irá liberar o gás rapidamente e/ou romperá violentamente.

 

Saúde: INALAÇÃO: A inalação de 80% ou mais oxigênio em pressão atmosférica por mais do que algumas hora pede causar irritação nasal, tosse, dor de garganta, dor no tórax e dificuldade de respiração. A inalação de oxigênio a alta pressão aumenta a probabilidade de efeito adverso dentro de um curto período de tempo. A inalação de oxigênio puro sob pressão pode causar dano ao pulmão e também efeitos ao sistema nervoso central, resultando em tontura, coordenação fraca, sensação de formigamento, distúrbios visuais e de audição, dores musculares, inconsciência e convulsão. A inalação de oxigênio sob pressão pode causar prolongação de adaptação a escuridão e visão periférica reduzida.

 

Meio Ambiente: Não tóxico, dilui no ar atmosférico. O vapor do gás é mais pesado que o ar. Solubilidade em água: Ligeiramente solúvel.

 

 

EM CASO DE ACIDENTE

 

Vazamento: Isole a área e afaste os curiosos. Mantenha materiais combustíveis (madeira, papel, óleo, graxa, etc.) afastados da área onde o vazamento esta ocorrendo. Isolar e afastar os curiosos. Fechar a fonte de saída de oxigênio, se possível. Aumentar a ventilação na área de liberação de produto. Pessoas que tenham sido expostas a altas concentrações de oxigênio, devem ficar em área bem ventilada ou aberta por 30 minutos antes de entrar em ambiente confinado ou próximo a uma fonte de ignição. Caso o vazamento seja proveniente do cilindro ou sua válvula, ligar para o telefone de emergência da Air Products. Caso o vazamento seja no sistema do usurário, fechar a válvula do cilindro e liberar pressão antes de iniciar reparos.

 

Fogo: Meio de Extinção Apropriado: O oxigênio não é inflamável, porém mantém a combustão. Usar um meio adequado de extinção para o incêndio ao redor. Instruções Especiais para Combate ao Fogo: Evacuar toda a área. Se possível, fechar o fluxo de oxigênio que está mantendo o fogo. Imediatamente, resfriar os cilindros com spray d’água a uma distância máxima possível. Após resfriados, remover os cilindros da área do fogo, se possível e sem risco. Bombeiros devem usar equipamento de respiração autônoma e roupas apropriadas de combate ao fogo

 

Poluição: Não polui, dispersivo no ar atmosférico. Avisar a Defesa Civil, fone 199 – ligação gratuita.

 

Envolvimento de Pessoas: Remova a vítima para o ar fresco. Solicite assistência médica de emergência. Se a vítima não estiver respirando, aplique respiração artificial. Se a respiração estiver difícil, administre oxigênio. Mantenha a vítima aquecida e em repouso.

 

Informações ao Médico: A obstrução das vias aéreas durante alta tensão de oxigênio, pode causar colapso alveolar seguido de absorção de oxigênio, similarmente, a oclusão dos tubos de Eustáquio, pode causar retração do tímpano e a obstrução das paredes paranasais produzindo uma dor de cabeça “tipo vácuo”. Todos os indivíduos expostos, por longos períodos a oxigênio em alta pressão e que exibir alto nível de toxicidade de oxigênio, deve passar por exames oftalmológicos.

 

Observações: As instruções ao motorista, em caso de emergência, encontram-se descritas exclusivamente no envelope para transporte.